CLEAR THE PATH!
VIRGINIA DE DIEGO
Clear the Path! (2014–2021) é um projecto foto-arqueológico sobre a História – e histórias – enterrada na areia. Entre os séculos XVI e XIX, aproximadamente vinte aldeias foram devoradas pelas dunas da península de Neringa na Lituânia. Em menos de uma geração, foram abandonadas sem possibilidade de retorno. Este trabalho tem como objectivo resgatar essa História/histórias encontrando os lugares onde ela ocorre – os arredores da cidade de Nida – através de uma aprofundada pesquisa sobre a geografia da península.
O antigo território onde está situada Nida é uma área sem invasão, na qual a cidade e a sua história permanecem em mistério, sob a duna. A única possibilidade de a conhecer é através da tradição oral e a sua imaginação, seguindo os caminhos e as pegadas deixadas na areia.
As estradas que as pessoas percorrem e criam são estradas que levam a “lugar nenhum”, pois agora a antiga cidade de Nida é “terra de ninguém”.
A materialização destas imagens começou por ir ao encontro daqueles caminhos que conduzem ao “nada” (caminho do desejo, como são chamados em inglês) na nova cidade de Nida, obtendo as suas coordenadas. Esses mesmos pontos foram então deslocados 2,5 km para sul – onde ficava a antiga Nida – dando início à série fotográfica Clear the Path!.
As fotografias foram impressas e colocadas dentro de uma caixa e posteriormente preenchidas com areia da duna de Dina através de um furo feito na parte inferior da moldura. Como numa ampulheta, a areia começou a encher a caixa, apagando pelo caminho a superfície da imagem fotográfica.
A importância do analógico surge aqui numa relação com o arqueológico e a possibilidade de fazer aparecer de modo repentino outras camadas ocultas. A areia, um dos seus agentes, surge não só como motor de destruição da memória, mas como elemento criador de um novo lugar e, como tal, de uma nova História/histórias. [V.D.]
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
Faculdade de Belas Artes
Universidade do Porto
Avenida Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projecto UIDP/04395/2020