As cem belas matinés do bairro
Vitor Almeida
De escorregadia etimologia, a palavra bairro abrange hoje uma maravilhosa polissemia, seja em que língua for. Alude a conceber, demarcar, apropriar, particularizar, representar, imaginar, qualificar e significar um dado contexto socio-espacial – um lugar – sem obviamente esquecer a influência da história e do tempo nestas lógicas. A relação entre o bairro e a expressividade do fenómeno urbano tem sugerido tão múltiplos entendimentos que a última sociologia o aborda como algo entre uma região natural e uma região moral. Gostamos desta ideia. É unidade territorial de vida colectiva, um lugar urbano e afectivo, de proximidade e participação – uma escala entre a casa, a rua e a cidade. É sensível, vulnerável, crítico, formal e informal, social e cultural, artístico e poético – é realidade tangível e material, e imaginário. Como o cinema.
O Cinema de Bairro iniciou as suas sessões em Fevereiro de 2016 na Faculdade de Belas Artes, sob uma fantasiosa aspiração de acrescentar uma sala de cinema ao Porto, inspirada naqueloutras de bairro, que durante anos animaram gerações de espectadores. E porque não, contrariando a tendência de encerramento das salas de cinema, devastadora nas últimas décadas na cidade, criando um lugar de cultura pelo cinema que acolhesse quem fosse, abrindo as portas das Belas Artes ao exterior – a toda a gente. Depois, “o grão fará floresta”, como dizia o lema daquele botânico que era fotógrafo.
O projecto surgiu em sequência da iniciativa de estudantes e professores da FBAUP interessados em cinema – em fomentar a cultura do cinema – implementando uma relação crescente com a comunidade – com os estudantes e sobretudo com a população vizinha, que tem assistido às sessões com regularidade e interesse, para nosso contentamento. Desde o início que é um evento gratuito e aberto ao público em geral, começando por oferecer uma programação semanal (em parceria com a Medeia Filmes), fixando-se depois num formato de exibição quinzenal. Nos últimos anos, adoptou-se um registo informal de aula aberta, apresentando-se o filme antes da respectiva sessão.
Ao longo dos anos o ciclo tem assentado numa programação que busca afincadamente a diversidade de géneros e de épocas, valorizando cinematografias clássicas, artísticas e emergentes – sobretudo, o cinema que perpassa. Foram mais ou menos dez filmes americanos, italianos, franceses, brasileiros e ingleses; uma mão cheia ou quase de japoneses, portugueses e alemães; e depois uns quantos russos, coreanos, iranianos e romenos e mais um jugoslavo, um israelita e um finlândes, em contas a grosso. Oportunamente, abriu-se à participação e apresentação de autores e outros artistas como os realizadores Rosemberg Cariry e Saguenail ou o músico José Mário Branco, e amiúde incorporou cumplicidades com festivais como o Porto/Post/Doc, o Cinanima de Espinho e o Curtas Metragens de Vila do Conde. Em 2017, em coordenação com o doutorando Felipe Calheiros, apresentou-se uma edição com sete filmes de outros tantos realizadores brasileiros, formalizando o primeiro ciclo de cinema pernambucano em Portugal. Também assim cumpre o Bairro o seu desígnio exacto – recebe velhos e novos amigos que contribuem para a sua actualidade e consistência enquanto se consolida como um sítio colectivo para se ver e rever bom cinema, e reconhecidamente se torna num bom hábito que já segue na sua 17.ª edição.
O Cinema de Bairro escolheu como primeiríssima atracção um clássico dos anos 50 – o Meu Tio – de Jacques Tati, que nos mostra a vida do Sr. Hulot num bairro tipicamente francês, popular e pitoresco, paredes meias com um mundo moderno, asséptico e sem identidade. Chegados à centésima sessão, vamos cobrir a parada com outro clássico – o filme Do céu caiu uma estrela (1946), de Frank Capra, em que acompanhamos o percurso de sacrifício do protagonista George Bailey empenhado na sua comunidade até ao limite do seu altruísmo e desespero; e é quando a humanidade parece perdida nas mãos dos mais ricos e perversos, que as gentes e os amigos do bairro se mobilizam em solidariedade, numa das cenas mais comoventes e emblemáticas de todo o cinema. E pelo cinema celebramos assim a comunidade, num bairro com lugar para todos, no grande auditório de Belas Artes.
5 Fev 2016
O meu tio, Jacques Tati, França, 1958
18 Mar 2017
Paris Texas, Wim Wenders, EUA, 1984
18 Nov 2017
Os pobres diabos, Rosemberg Cariry, Brasil, 2013
20 Out 2018
Terra em transe, Glauber Rocha, Brasil, 1967
27 Jul 2019
Rosencrantz and Guildenstern are dead, Tom Stoppard, Reino Unido, 1990
12 Fev 2016
Welcome, Philippe Lioret, França, 2009
4 Jun 2016
Promessas, Emir Kusturica, Jugoslávia, 2007
2 Dez 2017
Porto/Post/Doc, AA VV, Portugal
3 Nov 2018
O concerto, Radu Mihaileanu, Roménia, 2009
19 Feb 2016
Roma cidade aberta, Roberto Rossellini, Itália, 1945
11 Jun 2016
India song, Marguerite Duras, França, 1975
1 Abr 2017
Volver, Pedro Almodóvar, Espanha, 2006
16 Dez 2017
Ma loute, Bruno Dumont, França, 2016
17 Nov 2018
Drowning by numbers, Peter Greenaway, Reino Unido, 1990
19 Set 2019
Nausicaa, Hayao Miyazaki, Japão, 1984
26 Feb 2016
O salão de Jimmy, Ken Loach, Reino Unido, 2014
18 Jun 2016
O miúdo da bicicleta, Jean-Pierre & Luc Dardenne, Bélgica, 2011
8 Abr 2017
O quadro negro, Samira Makhmalbaf, Irão, 2000
6 Jan 2018
Tudo sobre a minha mãe, Pedro Almodóvar, Espanha, 1999
1 Dez 2018
O navio, Federico Fellini, Itália, 1987
12 Out 2019
A grande beleza, Paolo Sorrentino, Itália, 2013
25 Jun 2016
Camille Claudel 1915, Bruno Dumont, França, 2013
15 Abr 2017
Morangos silvestres, Ingmar Bergman, Suécia, 1957
20 Jan 2018
Blue velvet, David Lynch, EUA, 1986
15 Dez 2018
O castelo no céu, Hayao Miyazaki, Japão, 1986
26 Out 2019
Xavante – o povo do Sol Nascente, Rosenberg Cariry + Divino Tserewahú, Brasil, 2017
5 Mar 2016
Minha mãe, Nanni Moretti, Itália, 2015
29 Abr 2017
Verão de Kikujiro, Takeshi Kitano, Japão, 1999
3 Feb 2018
Dolce vita, Federico Fellini, Itália, 1960
29 Dez 2018
Starting over, Alan J. Pakula, EUA, 1979
9 Nov 2019
Violência e paixão, Luchino Visconti, Itália, 1974
12 Mar 2016
Barbara, Christian Petzold, Alemanha, 2012
2 Jul 2016
Intervenção divina, Elia Suleiman, Palestina, 2002
13 Mai 2017
Palombella rossa, Nanni Moretti, Itália, 1989
17 Feb 2018
Mystery train, Jim Jarmusch, EUA, 1989
23 Nov 2019
O homem elefante, David Lynch, EUA, 1981
19 Mar 2016
Uma hora incerta, Carlos Saboga, Portugal, 2015
9 Jul 2016
Aaltra, Benoît Delépine, França, 2004
28 Mai 2017
Recordações da casa amarela, João César Monteiro, Portugal, 1989
9 Feb 2019
Crepúsculo dos deuses, Billy Wilder, EUA, 1950
7 Dez 2019
Às 5 da tarde, Samira Makhmalbaf, Afeganistão, 2003
26 Mar 2016
Bom dia, Yasujiro Ozu, Japão, 1959
16 Jul 2016
Stalker, Andrei Tarkovsky, Rússia, 1979
3 Mar 2018
Chuva de pedras, Ken Loach, Reino Unido, 1993
23 Feb 2019
O baile, Ettore Scolla, Itália, 1983
21 Dez 2019
Os livros de Próspero, Peter Greenaway, Reino Unido, 1992
23 Jul 2016
Home – Lar doce lar, Ursula Meier, França, 2008
17 Jun 2017
Baile perfumado, Lírio Ferreira & Paulo Caldas, Brasil, 1996
17 Mar 2018
Barry Lyndon, Stanley Kubrick, EUA, 1975
9 Mar 2019
Sicilia!, Jean-Marie Straub + Danièlle Huillet, França, 1999
2 Abr 2016
Depois de maio, Olivier Assayas, França, 2012
1 Jul 2017
O som ao redor, Kleber Mendonça Filho, Brasil, 2012
31 Mar 2018
Corisco e Dadá, Rosemberg Cariry, Brasil, 1996
23 Mar 2019
Segredos e mentiras, Mike Leigh, Reino Unido, 1996
8 out 2020
Night on earth, Jim Jarmusch, EUA, 1991
9 Abr 2016
O segredo de um cuscuz, Abdellatif Kechiche, Tunísia, 2007
15 Out 2016
Cinema Paraíso, Giuseppe Tornatore, Itália, 1988
8 Jul 2017
Viajo porque preciso, volto porque te amo, Marcelo Gomes & Karim Ainouz, Brasil, 2009
14 Abr 2018
Visita da banda, Eran Kolirin, Israel, 2007
6 Abr 2019
Zelig, Woody Allen, EUA, 1983
7 nov 2020
A verdade inacreditável, Hal Hartley, EUA, 1989
16 Abr 2016
Amnésia, Barbet Schroeder, Suiça, 2015
29 Out 2016
O fim do outono, Yasujiro Ozu, Japão, 1962
15 Jul 2017
Um lugar ao sol, Gabriel Mascaro, Brasil, 2009
28 Abr 2018
Nostalgia, Andrei Tarkovsky, Rússia, 1985
20 Abr 2019
Tempo dos ciganos, Emir Kusturica, Jugoslávia, 1988
21 nov 2020
O gosto dos outros, Agnès Jaoui, França, 2000
23 Abr 2016
A dupla vida de Verónique, Krzysztof Kieslowski, Polónia, 1991
12 Nov 2016
A poeira do tempo, Theo Angelopuolos, Grécia, 2008
22 Jul 2017
Tatuagem, Hilton Lacerda, Brasil, 2013
12 Mai 2018
Glória, Kristina Grozeva + Petar Valchanov, Bulgária, 2016
5 dez 2020
Sonatine, Takeshi Kitano, Japão, 1993
30 Abr 2016
Phoenix, Christian Petzold, Alemanha, 2014
26 Nov 2016
Curtas Cinanima, AA VV, Portugal
29 Jul 2017
Doméstica, Gabriel Mascaro, Brasil, 2012
26 Mai 2018
Our Sunhi, Hong Sangsoo, Coreia do Sul, 2013
4 Mai 2019
Linha vermelha, José Filipe Costa, Portugal, 2011
19 dez 2020
Do céu caiu uma estrela, Frank Cabra, EUA, 1946
10 Dez 2016
Cópia certificada, Abbas Kiarostami, Irão, 2011
9 Jun 2018
Ariel, Aki Kaurismaki, Finlândia, 1988
18 Mai 2019
Praias de Agnès, Agnès Varda, França, 2008
7 Mai 2016
As crianças do sacerdote, Vinko Bresan, Croácia, 2013
21 Jan 2017
Festa de Babette, Gabriel Axel, Dinamarca, 1989
23 Set 2017
Decrescente, Saguenail, França, 2016
23 Jun 2018
Pierrot le fou, Jean-Luc Godard, França, 1965
1 Jun 2019
Vinhas da ira, John Ford, EUA, 1940
14 Maio 2016
Os bem amados, Christophe Honoré, França, 2011
4 Feb 2017
Uma pastelaria em Tóquio, Naomi Kawase, Japão, 2015
7 Out 2017
Eu, Daniel Blake, Ken Loach, Reino Unido, 2016
7 Jul 2018
Round midnight, Bertrand Tavernier, França, 1986
15 Jun 2019
Crooklyn, Spike Lee, EUA, 1994
21 Maio 2016
Soul kitchen, Fatih Akin, Alemanha, 2009
18 Feb 2017
A rapariga de 14 de julho, Antonin Peretjatko, França, 2013
21 Out 2017
Cyrano de Bergerac, Jean-Paul Rappeneau, França, 1990
21 Jul 2018
Local hero, Bill Forsyth, Reino Unido, 1983
29 Jun 2019
4 meses, 3 semanas e 2 dias, Cristian Mungiu, Roménia, 2007
28 Maio 2016
Um castelo em Itália, Valeria Bruni-Tedeschi, Itália, 2013
4 Mar 2017
Noutro país, Hong Sangsoo, Coreia do Sul, 2012
4 Nov 2017
Olhos negros, Nikita Mikhalkov, Rússia, 1987
13 Jul 2019
Asas do desejo, Wim Wenders, Alemanha, 1987
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
Faculdade de Belas Artes
Universidade do Porto
Avenida Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projecto UIDP/04395/2020