IF A TREE FALLS AND NO ONE IS AROUND TO HEAR IT, DOES IT MAKE A SOUND?
CATARINA BRAGA
If a tree falls in a forest and no one is around to hear it, does it make a sound? alude à questão filosófica que questiona a percepção humana e a sua interferência na realidade. Será que esta continua a existir mesmo não estando ninguém a olhar? As imagens são retiradas da plataforma Google Earth e mostram a paisagem da floresta da Amazónia no Brasil, tal qual representada aquando do verão de 2019, quando ocorreram os grandes incêndios motivados pelos interesses da indústria pecuária e da exploração do terreno para plantações de soja.
Procurando refletir sobre as problemáticas que antecedem a crise ecológica que vivemos, estas imagens questionam a distância fantasiada entre o que vemos e a realidade que nos envolve e a importância de rever o modo como se lêem imagens nos dias de hoje.
Impressas em seda, um elemento naturalmente feito pelos bichos‑da‑seda, estas imagens usam um material que, para fins lucrativos, requer que se matem os animais que o produzem.
Catarina Braga, If a tree falls in a forest and no one is around to hear it, does it make a sound?. Alix #1, Outono 2020.
CÂMARA
LA LOUPE ET SES ÉCRITS
Fernanda Toniazzi
TERRA OPACA
Nicole Tsangaris e Susana Soares Pinto
SEM MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS
Pedro Magalhães
BULDONHE
Miguel Teodoro
RUÍNAS E REMINISCÊNCIA
Bernardo Sousa Santos
TRÊS ATELIERS DE ARTISTAS CONTEMPORÂNEAS
Maria João Ferreira
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
Faculdade de Belas Artes
Universidade do Porto
Avenida Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projecto UIDP/04395/2020