A Fotografia e o Cinema partilham a responsabilidade de introduzirem, com a sua invenção, uma irreversível alteração na inscrição dialógica do tempo e, afirmando-se como laboratórios visuais da Modernidade, reproduzirem melhor do que qualquer outro meio, os seus conflitos e tensões. É a partir desse cruzamento, primordial e indissociável, que se enquadra a publicação de um jornal inserido no campo dos estudos visuais, que pretende promover uma leitura interdisciplinar com outras formas de expressão da Arte e do Design.
Alix é um jornal semestral, composto por quatro secções, em que se articulam ensaios visuais produzidos por ex-estudantes dos vários ciclos de estudo da FBA.UP (Câmara), ensaios críticos de história e teoria da imagem, fotografia e cinema (Situação Crítica), recensões de livros, filmes ou exposições de fotografia (Olhar—Ver) e a agenda dos filmes exibidos no âmbito do programa Cinema de Bairro desde 2016 na Aula Magna da Faculdade.
No contexto da investigação desenvolvida na FBA.UP, esta publicação é entendida numa relação transversal entre os seus múltiplos campos de actuação, contribuindo para o fazer de uma memória e de modos de legibilidade e visibilidade da história das imagens técnicas.
Alix deve o seu nome à curta metragem realizada por Jean Eustache intitulada Les photos d’Alix, filmada num só dia a 5 julho de 1980 e montada por ele de 15 a 25 de Julho do mesmo ano. Alix Cléo Roubaud (sua amiga) fala com Boris Eustache (seu filho) sobre as suas fotografias. A rodagem é feita na sua casa em Paris, na rua Vieille du Temple. É uma curta metragem de baixo orçamento, com um genérico inicial caseiro feito por Boris. Os dois protagonistas estão sentados, em frente a fotografias de Alix que fala livremente sobre elas, pensando a imagem ligada à palavra e improvisando-lhes um discurso. Este foi o seu último filme. Jean Eustache suicidou-se em Novembro de 1981 e Alix escreveu-lhe em forma de epitáfio:
— Eu sou a tua memória. As frases que tu dizes aos anjos, à noite, sem a tua lembrança, é o que mais irei notar.
Sem grande lealdade. As imagens que tu não vês. As frases que tu não entendes. A tua amnésia. Serei a tua documentação, a tua fototeca, as tuas cassetes, os teus livros. E, um dia, o teu esquecimento.
FICHA TÉCNICA
Editores
Susana Lourenço Marques (IHA.FCSH.NOVA + i2ADS/FBA.UP)
Vítor Almeida (i2ADS/FBA.UP)
Fernando José Pereira (i2ADS/FBA.UP)
Comissão científica
Fernando José Pereira (i2ADS/FBA.UP)
Susana S. Martins (IHA.FCSH.NOVA)
José Carneiro (ID+/FBA.UP)
Horacio Fernandez (Universidade Cuenca)
José Alberto Pinto (i2ADS/FBA.UP)
Luis Deltell (Universidade Complutense Madrid)
Comissão executiva
Margarida Dias
Revisão
Fernanda Maio
Design
Márcia Novais
Editora
i2ADS/FBA.UP
+informação
livrariai2ads@fba.up.pt
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDP/04395/2020
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade
Faculdade de Belas Artes
Universidade do Porto
Avenida Rodrigues de Freitas, 265
4049-021 Porto
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., no âmbito do projecto UIDP/04395/2020